- Parque Oeste em Inhoaíba sedia o 3º Encontro de Turmas de Bate-bola
- Escolas de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz recebem mobiliário da Cúpula do G20
- RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
- Sereno de Campo Grande lança o Carnaval 2025 neste domingo
- É nessa quinta-feira o teste de reinauguração do Arthur Azevedo
Prefeitura comemora 414 anos de Campo Grande com muita cultura
“Meu bairro, meu Campo Grande distante, no meu subúrbio galante, berço das canções de amor”. É no ritmo dessa canção que Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, comemora seus 414 anos nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, com programação especial preparada pela Prefeitura do Rio. O palco será o Espaço Cultural Compositor Adelino Moreira (ECCAM), figura emblemática da região e autor que eternizou os versos escolhidos como slogan da festa que terá shows de música de artistas regionais, dança, teatro, ciranda de poesias, tarde de autógrafos e exposições de arte.
Organizada pela Superintendência Regional de Campo Grande com apoio de empresários da região, a festa começa às 9h de quinta-feira, 16, conduzida pelo professor e historiador Ciro Gallo, um dos diretores do ECCAM, e participação da Banda da Guarda Nacional Ambiental. A programação segue nos dois dias com uma série de atrações, como apresentações de voz e violão, chorinho, violino, balé e o Chegando de Surpresa com Renato Sorriso, grupo de garis da Comlurb que cantam temas de conscientização.
O encerramento será às 21h de sexta, 17, com o tradicional “Parabéns pra Você” e distribuição de bolo no calçadão da Rua Barcelos Domingos, no Centro de Campo Grande, onde funciona o espaço cultural.
– Campo Grande tem uma tradição diferenciada na Zona Oeste, e seu aniversário não poderia passar em branco. Como morador do bairro me sinto extremamente honrado e alegre em organizar essa festa que se propõe a valorizar a nossa cultura e o nosso desenvolvimento local. Uma festa com a participação de empreendedores e empresários que contribuíram para que tenhamos diversão para todos – comemora o superintendente de Campo Grande, Jorge Amaral.
PROGRAMAÇÃO
Dia 16 de novembro
9h – Abertura com professor Ciro Gallo
9h30 – Apresentação da Banda da Guarda Nacional Ambiental
10h15 – Apresentação de violino com Professor Ricardo Le Duque
10h35 – Voz e Violão com Gilberto
11h – Cantora Graça Diniz
14h – Grupo Chegando de Surpresa e Renato Sorriso (Comlurb)
16h – Ciranda de Poesia do Instituto Campo-Grandense de Cultura
17h – Apresentação do grupo teatral MOA
18h – Grupo Liderando Alegria (Hospital Estadual Eduardo Rabello – chorinho e samba)
19h – Cantor Weber Werneck
Das 9h às 20h – Exposição de Artes Plásticas com Neuza Veloso e Antonia Phillippsen
Dia 17 de novembro
10h – Tecladista Rosemberg
11h – Grupo Chegando de Supresa e Renato Sorriso (Comlurb)
13h – Exposição e tarde de autógrafos de autores da região
15h30 – Apresentação de violino com Professor Ricardo Le Duque
16h – Apresentações de Ballet e Dança Cigana (Espaço de Dança e Arte Adriana Torres)
17h – Voz e Violão com Miro
18h – Grupo Samba Cultural
20h – Orquestra Sinfônica Ecos Sonoros (Maestro: David; Soprano lírica: Raquel Martins e Adriana Pires; Tenor: Samuel Alves)
21h – Parabéns
Das 9h às 20h – Exposição de Artes Plásticas com Neuza Veloso e Antonia Phillippsen
O ECCAM
O Espaço Cultural Compositor Adelino Moreira foi criado em de setembro de 2006 para preservar a memória e a cultura da região de Campo Grande. Para tanto, o ECCAM promove no calçadão shows de cantores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, poetas e artesãos da área.
– É um espaço nobre que mantemos para mostrar os talentos de nossos artistas e preservar a memória da região – explica Ioge Benac, à frente do ECCAM. A programação completa do aniversário de 441 anos de Campo Grande está disponível em @supcg.